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Canal de Denúncias / Hotline

Canal de Denúncias / Hotline

Você sabia?

De acordo com o Report to the Nations on Occupational Fraude and Abuse 2014, relatório publicado pela ACFE (Association of Certified Fraud Examiners), em 42% dos casos de descobertas de fraudes, as empresas tomaram conhecimento das mesmas através de "dicas", o que demonstra a importância de se estabelecer um mecanismo para denúncias.


Benefícios da Implementação de um código de conduta, políticas e de um canal de denúncias

  • Estimula um ambiente de trabalho ético e transparente.
  • Deixa as regras claras para todos.
  • Agiliza na detecção de desvios de condutas e fraudes - a informação chega à administração "sem filtros".
  • Facilita o controle do ambiente.
  • Estimula a denúncia de atos ilícitos ou incompatíveis com as políticas internas.
  • A divulgação do canal, se feita com transparência e objetividade, mostra aos colaboradores - funcionários ou terceiros - que o canal existe para ajudá-los e não prejudicá-los.
  • Oferece à sociedade um meio de comunicação rápido e efetivo com a empresa.
  • Protege o patrimônio da empresa, inclusive a marca.

Prevenir é melhor do que remediar

A prevenção não garante eliminar todos os riscos existentes em uma empresa; mas conhecer os riscos e adotar medidas que possam minimizá-los é atitude salutar.


De acordo com a ACFE (Association of Certified Fraud Examiners), é estimado que uma organização perca 5% de sua receita para fraude a cada ano.


Não existe sistema de prevenção perfeito, pois as empresas são formadas por seres humanos, que não necessariamente possuem critérios éticos similares aos da administração e acionistas.


Estabelecer um mecanismo efetivo de detecção através de uma Canal de Denúncias permitirá que pessoas de dentro ou de fora da empresa informem situações de não conformidade com o código de conduta e políticas da empresa fornecendo, assim, maior segurança e confiabilidade a todos.


Canal de Denúncias ou hotline é um serviço fundamental para o desenvolvimento de um programa efetivo de prevenção a fraudes e atos que estejam em desacordo com o Código de Conduta de sua empresa, como por exemplo, entre outros:

  • Furto
  • Desvio de mercadorias
  • Sabotagens
  • Vazamento de informações
  • Fraudes em compras
  • Sonegação fiscal
  • Superfaturamentos
  • Desperdício de recursos / má utilização do patrimônio
  • Uso de drogas e bebidas alcóolicas
  • Conflito de interesses
  • Assédio moral
  • Porte de armas
  • Suborno
  • Desvios financeiros
  • Assédio sexual

Auxiliamos na obtenção de dados qualificados junto ao denunciante, que pode relatar acontecimentos de forma anônima, sem o temor de sofrer retaliação. As melhores práticas sugerem que o canal seja terceirizado devido, principalmente, a imparcialidade no recebimento e tratamento das denúncias.


Nosso serviço analisa e reporta os casos de forma imediata e é totalmente customizável. Disponibilizamos aos seus colaboradores, fornecedores e parceiros atendimentos via:

  • Canal 0800 Exclusivo
  • E-mail
  • Hotsite Dedicado

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